Link Facebook
Whatsapp icon

Metabolismo celular

Carga horária: 64 horas – 4 créditos

Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar os participantes na compreensão dos processos metabólicos celulares e seus mecanismos de regulação, dos mecanismos de integração metabólica, dos conhecimentos básicos sobre a linguagem metabólica e do fluxo de energia metabólica entre os seres vivos.

Ementa: Serão abordados aos estudantes conceitos básicos de Metabolismo Celular. A disciplina descreve as reações químicas que regulam o funcionamento das células, que são a base da vida. Nesse contexto, serão apresentadas ao estudante as principais vias anabólicas e catabólicas, responsáveis pelo funcionamento celular. Também serão abordados os princípios de regulação metabólica dos seres vivos bem como a integração metabólica.

Bibliografia:

ALBERTS, B. Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed. ArtMed. 2008.

STRYER, L., Bioquímica. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.2006.

LEHNINGER, A. L., Princípios de Bioquímica. 4 ed. São Paulo: SARVIER. 2006.

NELSON, D. AND COX, M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5 ed. São Paulo: Artmed. 2011.