Link Facebook
Link Twitter
Youtube
Whatsapp icon

Docentes PPGBM

 

Núcleo permanente 

 

Alexandre Melo Bailão

Foto Alexandre Bailão

Alexandre Melo Bailão é Biólogo graduado pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Patologia Molecular (Biologia Molecular e Bioquímica) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UNB) e pelo College of Medicine da University of Cincinnati. Possui ampla experiência em biologia molecular e bioquímica de fungos patogênicos. Atuando nos seguinte temas: homeostase de metais em fungos patogênicos humanos; metabolismo diferencial de fungos dimórficos, metaloproteínas e proteômica.

ícone gmailambailao@ufg.br

 ícone lattes

 

André Correa Amaral

Foto André Amaral

Formado em Ciências Biológicas (2004) e doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília (2009) e pós-doutorado na Universidade de Brasília (2010). Participa e coordena projetos nas áreas de biotecnologia e de nanobiotecnologia. Recebeu o Prêmio Jovem Inventor do Distrito Federal 2009 (FAP/DF). Foi Coordenador do Curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás (2011-2014). Atualmente é Professor Associado I de Nanobiotecnologia e Biologia Molecular na Universidade Federal de Goiás. Participa como palestrante-convidado em Congressos e Simpósios Nacionais e Internacionais. Tem experiência na área de nanobiotecnologia visando o desenvolvimento e aplicação in vivo de sistemas nanoestruturados para a liberação sustentada de fármacos, infecção experimental murino com fungos patogênicos humanos e na bioprospecção e caracterização molecular de microrganismos de interesse biotecnológico. Tem interesse em nanobiotecnologia, desenvolvimento de medicamentos, peptídeos antimicrobianos, doenças fúngicas, bioprospecção, biotecnologia. Orientador de Mestrado e Doutorado nos PPG em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro e pelo PPG em Genética e Biologia Molecular na Universidade Federal de Goiás. Co-orientador de Mestrado e Doutorado pelo PPG em Microbiologia da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estratégias de Interação Patógeno-Hospedeiro (IPH).

ícone gmail: andre_amaral@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

Angela Adamski da Silva Reis

Foto Angela Adamski

Profa. Dra. Angela Adamski da Silva Reis - Professora Associada D1 no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Líder do Grupo de Pesquisa em Patologia Molecular (LPM-PATOMOL-ICB2-Diretório CNPq). Professora Orientadora do Núcleo Permanente no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (ICB-UFG) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina-UFG). Disciplinas ofertadas nesses PPGs: Epidemiologia Genômica e Medicina Genômica. Possui graduação em Ciências Biológicas (Biomedicina) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração: Genética), Doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração: Biologia Celular e Molecular) e Pós-Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Atua nas áreas de Genética Humana e Médica, Bioquímica e Biologia Molecular, com interesse nos temas: (i) Genética e Biologia Molecular de Doenças Crônicas Humanas Não Transmissíveis (DCNT) (ii) Genômica Médica e Saúde de Precisão (iii) Síndrome Metabólica - Bases Moleculares do Metabolismo Humano (ex. Diabetes Mellitus e suas Complicações) (iv) Neurogenética - Bases Moleculares das Doenças Neurodegenerativas (ex. Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) Atualmente, atua como Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular-ICB-UFG (2021-2023). Contato: angela@ufg.br (https://orcid.org/0000-0002-8281-7334).

ícone gmail: angela@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

Aparecido Divino da Cruz (Peixoto)

Foto peixoto

Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela PUC Goiás, mestre e doutor em Biologia Molecular pela University of Victoria, Columbia Britânica, Canadá. Atualmente é: - Bolsista em Produtividade em Pesquisa (PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; - Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; - Coordenador do Núcleo de Pesquisas Replicon da PUC Goiás; - Coordenador do PPG de Mestrado em Genética da PUC Goiás; - Orientador de mestrado e doutorado dos PPG em Genética da PUC Goiás, em Genética e Biologia Molecular da UFG e em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação; - Biomédico Geneticista da Secretaria Estadual de Saúde. Tem experiência na área de Genética, atuando com com ênfases em Mutagênesis, Citogenética, Aconselhamento Genético, Genética Humana e Médica e Genética animal. ResearcherID: K-6701-2015 ORCiD: 0000-0003-0753-3814

ícone gmail: acruz@pucgoias.edu.br

ícone lattes

Icone Orcid

Célia Maria de Almeida Soares

Foto Célia Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Biologia pelo Instituto de Ciências Biológicas - UFG (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Possui pós doutorado pela Universidade de Cincinnati, Divisão de Doenças Infecciosas, em 1997. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás, atuando nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Possui colaboração no exterior- University of Cincinnati, tendo também colaborado em projetos específicos com outros grupos do exterior, como Universidade de Milão e Instituto Venezoelano de Investigaciones Científicas, Yeshiva University. No Brasil tem colaboração com vários grupos da Universidade de Brasília, do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, do Instituto Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Paracoccidioides brasiliensis, com ênfase nos aspectos moleculares da interação patógeno-hospedeiro e em genômica, sendo integrante da Rede Nacional do Genoma Brasileiro e da Rede Genômica Centro-Oeste. Atualmente desenvolve também projetos na área de proteômica coordenando projetos da área financiados pela FINEP e CNPq. Coordenadora das Redes Temáticas: Bioprospecção de alvos em patógenos humanos e de novos produtos biotecnológicos com foco na fauna e flora do cerrado e Patogenias e fungos de interesse biotecnológico: Uma abordagem multidisciplinar na Rede Pro-Centro Oeste de Pesquisa e Pós graduação. Membro do Comitê de Assessoramento de Genética (CA-GE), suplente, de 1 de Julho de 2009 a 30 de Junho de 2011. Membro titular do Comitê de Assessoramento de Genética (CA-GE), a partir de 1 de Julho de 2011. Coordenadora do CA-Genética de 01 de Julho de 2013 a 31 de Junho de 2014. Membro da diretoria (primeira secretária) da Sociedade Brasileira de Genética, período 2014/2016. Membro da diretoria (vice-presidente) da Sociedade Brasileira de Genética, período 2016-2018. Coordenadora do projeto com selo INCT: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estratégias de Interação Patógeno-Hospedeiro (IPH). Coordenadora da sub área de Micologia na Sociedade Brasileira de Microbiologia no período 2010 a 2020. Coordenador Adjunto da área de CBI da CAPES, portaria de 04 de Maio de 2018. Segunda secretária da Sociedade Brasileira de Genética, 2020-2022. Segunda secretária da Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2022-2024, ORCID:000-0001-5378-9840

ícone gmail: celia@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

Clayton Luiz Borges

Foto Clayton Borges

Clayton Luiz Borges é Professor Associado na Universidade Federal de Goiás (UFG), possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina) pela UFG (1999), Mestrado em Biologia (Bioquímica e Biologia Molecular) pela UFG (2004) e Doutorado em Patologia Molecular de Microrganismos, pela Universidade de Brasília (2008). Possui pós doutorado em Genômica e Proteômica em fungos patogênicos humanos FINEP-GENOPROT (2009) e programa PNPD (2010). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular, Genômica, Proteômica, imunoproteômica, imunoinformática e Bioinformática. É docente permanente no Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular (ICB - UFG). Foi coordenador do Programa de Pós - Graduação em Genética e Biologia Molecular - ICB/UFG (Gestões 2012-2016- Vice coordenador / 2016-2020 - Coordenador). Atualmente tem desenvolvido projetos relacionados a macronutrientes, imunoproteômica, bioinformática de fungos patogênicos humanos bem como atuando em pesquisa e diagnóstico molecular do COVID-19.

ícone gmail: clayton@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

logo youtube

 

Daniela de Melo e Silva

Foto Daniela Melo

Possui graduação em Biomedicina, pela PUCGO (1997), mestrado em Genética pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Biologia Animal, pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada da UFG, bolsista de produtividade nível 2, do CNPq e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de mutagênese ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do impacto de agrotóxicos na saúde humana e animal; ensaios de mutagenicidade e genotoxicidade.

ícone gmail: danielamelosilva@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

ícone site

 

 

Elisângela de Paula Silveira Lacerda

Foto elisangela lacerda

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Elisângela Paula Silveira Lacerda é um PhD em Genética e Bioquímica, área de concentração Oncologia Experimental e Genética toxicológica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora e Chefe do Departamento de Genética da Universidade Federal de Goiás e Pesquisadora PQ2 do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética no Instituto de Ciências Biológicas da mesma instituição e Geneticista do Centro de Genética Humana do ICB/UFG. Atua na busca de novas drogas com aintitumorais atividades, com ênfase em tratamento de câncer com compostos orgânicos, inorgânâicos e nanopartículas magnéticas, desenvolvimento de diagnósticos moleculares genéticos, estudos na área da farmacogenética e farmacogenômica, e coordenadora da Rede de Farmacogenética e farmacogenômica do Estado de Goiás. É orientadora nos Programas de Pós-Graduacão em Ciências Biológicas e Programa de Pós-Graduaçãpo em genética e Biologia Molecular da Universidade Federal de Goiás, e colaboradora nos programas de Ciências Farmacêuticas e Inovação Farmacêutica da mesma universidade. Ela é membro do conselho editorial e revisora da Revista de Biologia Neotropical e acaba de ganhar o Prêmio Biologia 2021 - categoria Biotecnologia do Conselho Regional de Biologia CRBio.

ícone gmail: elacerda@ufg.br

ícone lattes

 

José Alexandre Diniz-Filho

Foto José Alexandre

possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Desde 1994 é professor da Universidade Federal de Goiás (professor titular desde 1996) e entre 2014 e 2016 foi Pró-Reitor de Pós-Graduação desta universidade. Foi membro de diversos comitês da CAPES e coordenador adjunto da área de Ecologia & Meio Ambiente entre 2009 e 2011. É bolsista de produtividade em pesquisa nivel 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e desde 2005 é membro da Linnean Society, London (FLS). Em 2014 passou a ser membro da Academia Brasileira de Ciências e em 2018 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Cientifico, da Presidência da República. Tem experiência nas áreas de Macroecologia, Genética e Ecologia Geográfica e Métodos Filogenéticos Comparativos. Foi editor associado de vários periódicos, incluindo um dos editores principais do periódico "Global Ecology & Biogeography" (Blackwell Inc.) e editor-chefe da "Natureza & Conservação", da ABECO, entre 2010 e 2012. É atualmente membro do corpo editorial da "Ecography", "Plant Ecology and Diversity" e "Perspectives in Ecology and Environment".

ícone gmail: diniz@ufg.br

ícone lattes

 

ícone site

logo youtube

 

 

Juliana Alves Parente-Rocha

Foto juliana parente

Possui graduação em Ciências Biológicas Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2005). Realizou o doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente nos seguintes temas:microrganismos patogênicos, genômica e proteômica. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFG e membro da Comissão interna de Biossegurança da UFG.

ícone gmail: juparente@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

logo youtube

 

Mariana Pires de Campos Telles

Foto Mariana

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás-UFG (1997), mestrado em Agronomia pela UFG (2000) e doutorado em Ciências Ambientais pela UFG (2005). Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua em projetos ligados ao estudo de espécies vegetais e animais nativas do Cerrado. Tem experiência na área de genética de populações e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genética forense da vida silvestre, estrutura genética populacional, marcadores genéticos, ecologia molecular, filogeografia, genômica, recursos genéticos e conservação.

ícone gmail: tellesmpc@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

Maristela Pereira

Foto Maristela

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, atuando nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, principalmente nos seguintes temas: O fungo Paracoccdioides brasiliensis, Proteínas específicas de fungos como alvos para novos antifúngicos, Genoma, Transcriptoma, Proteoma, Quimioproteômica. Possui colaboração com pesquisadores de instituições Brasileiras, tais como, UFRGS, UnB, UNESP, PUC-DF, CENARGEN-DF, EMBRAPA-GO, FIOCRUZ-RJ, UFMG, LNCC, UFMS, UFB, UEM, USP, e estrangeiras, tais como University of Cincinnati - USA
, Corporación para Investigaciones Biológicas (CIB) e Universidad de Antioquia ? Colombia, Texas Tech University ? USA, Broad Institute of MIT and Harvard - USA, Instituto Venezolano de Investigaciones Cientıficas - Venezuela, Leibniz Institute for Natural Product Research and Infection Biology (HKI), Germany, Albert Einstein College of Medicine, USA. É integrante da Rede Nacional do Genoma Brasileiro e da Rede Genômica Centro-Oeste. Coordena projetos de Redes temáticas: ?Interações proteicas como alvo para o desenvolvimento de fármacos? e ?Bioprospecção in vitro e in silico de moléculas inibidoras de enzimas de patógenos humanos candidatas a alvos quimioterápicos: varredura molecular e mecanismos de ação?. Coordena, na UFG, projetos em Rede em Bioinformática ?Biologia Computacional. Rede Centro-oeste de Formação e pesquisa em Biologia Computacional? e ?Software para análise genômica em ambiente computacional cooperativo e distribuído na Região Centro-Oeste?. Escreveu a APCN e coordenou o Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UFG por dois mandatos.

ícone gmail: mani@ufg.br

ícone lattes

 

Michelle Rocha Parise

Foto Michelle

Farmacêutica - Bioquímica, docente, pesquisadora, orientadora e mãe do Gabriel Rocha Parise. Cursou especialização e aprimoramento profissional em Análises Clínicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (conclusão em 2005). Possui mestrado em Análises Clínicas (sub-área - Imunologia) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (conclusão em 2007) e doutorado em Farmacologia pelo Programa de pós graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP com período Sanduíche na Universidade de Maastricht-Academic Hospital-Holanda, no departamento de Imunologia (conclusão em 2012). Atuou como docente da Faculdade do Sudoeste Paulista (FSP). Cursou pós-doutorado na área de neuroimunologia na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP-Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes. Atualmente é professora Adjunta Classe C Nível 2 de Farmacologia do Curso de Medicina da UFJ, docente coordenadora do COLIJA e membro do NDE do curso. Docente do programa de pós graduação em genética e biologia molecular da UFG Regional Goiânia no qual orienta alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de imunofarmacologia, imunotoxicologia e imunologia, com ênfase no estudo das doenças autoimunes e processos de autoimunidade decorrentes da exposição a xenobióticos.

ícone gmail: microcha123@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

ícone site

 

Mirelle Garcia Silva Bailão

Foto Mirelle

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2008), mestrado em Biologia (ênfase em Biologia Celular e Molecular) pela mesma universidade (2010), e doutorado em Patologia Molecular (área de concentração Bioquímica) pela Universidade de Brasília, tendo realizado estágio sanduíche na Innsbruck Medical University, Áustria. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás. Têm experiência nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, atuando nos seguintes temas: fungos patogênicos (Paracoccidioides spp., fungos negros), com ênfase em aspectos moleculares relacionados à interação patógeno-hospedeiro, destacando-se o metabolismo de micronutrientes e análise de sideróforos.

ícone gmail: mgsbailao@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

Renata de Oliveira Dias

Foto Renata

Possui graduação em Ciências Biológicas (UNESC), mestrado em Genética e Melhoramento (UFV) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ/USP), com período sanduíche na Sapienza University of Rome (Itália). Possui cinco anos de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), incluindo o período de um ano no qual atuou como Bolsista de Excelência na University of Geneva (Suíça). Atualmente é Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de Genética Evolutiva. Possui experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática e Evolução Molecular.

ícone gmail: renata_dias@ufg.br

ícone lattes

 

Rosane Garcia Collevatti

Foto Rosane

Rosane G Collevatti is an evolutionary geneticist and professor at the Universidade Federal de Goias, Brazil. She has PhD in Ecology from the University of Brasilia, Master in Entomology and Bachelor in Forest Engineering from Federal University of Viçosa. Prof. Collevatti focuses her research on population genetics of Neotropical trees, with particular emphasis on geographical patterns in neutral, quantitative and adaptative variation in Cerrado tree species.

ícone gmail: rgcollevatti@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

ícone site

 

Thannya Nascimento Soares

Foto Thannya

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Genética de Populações, principalmente com espécies de plantas nativas do Cerrado.

ícone gmail: tnsoares@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

Thiago Lopes Rocha

Foto Thiago Lopes

Graduado em Ciências Biológicas, licenciatura, na Universidade Federal de Goiás (UFG) (2009); mestre em Biologia, área de concentração Biologia Celular e Molecular na UFG (2012); e doutor em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, especialidade Ecotoxicologia, na Universidade do Algarve (UAlg - Portugal) (2016), por meio do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF - CNPq) - Doutorado pleno no exterior. O título de doutor foi reconhecido pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução (PPGEcoEvol) da UFG (2017). Realizou pós-doutorado em Biodiversidade Animal na UFG (2017). Atualmente é professor adjunto na UFG, no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), setor de Biotecnologia, e professor/orientador (mestrado e doutorado) e supervisor de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal (PPGBAN), Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PGBM) e Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) da UFG. Coordena o Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE), o grupo de pesquisa DeBioEcotox (Desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao biomonitoramento ambiental e ecotoxicologia) e o setor de animais aquáticos do Biotério IPTSP/UFG. Atua como coordenador do PPGBRPH da UFG, vice-coordenador de estágios e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Biotecnologia (UFG), bem como membro da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia. Atuou como coordenador de estágios em Biotecnologia (UFG) (2017-2020), presidente do NDE Biotecnologia (2021) e membro da Comissão de Avaliação para Reconhecimento de Diploma (CARD) da UFG (2019-2022). Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: biotecnologia ambiental, ciências ambientais, nanotoxicologia, saúde ambiental, controle de vetores, hospedeiros intermediários e parasitos, biomonitoramento, ecotoxicologia e respostas de múltiplos biomarcadores em organismos aquáticos.

ícone gmail: thiagorochabio20@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

ícone site

 

 

Núcleo de colaboradores

 

Gabriel da Rocha Fernandes

Foto Gabriel Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com período sanduíche no European Molecular Biology Laboratory - EMBL, em Heidelberg na Alemanha. Foi professor/pesquisador do programa de Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília. Atualmente é pesquisador do Instituto Rene Rachou - Fiocruz Minas, e pesquisador associado ao Centro de Pesquisas Metabólicas Básicas da Universidade de Copenhagen - Dinamarca. É membro do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Bioinformática da UFMG, do corpo colaborador em Genética e Biologia Molecular da UFG, Ciências da Saúde da Fiocruz Minas, Genética da UFMG e Medicina da USP. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos estudos associados à Metagenômica e Microbiomas; Genômica; Identificação de biomarcadores e construção de modelos preditivos; e desenvolvimento de bancos de dados e ferramentas para análises de dados biológicos.

ícone gmail: fernandes.gabriel@gmail.com

ícone lattes

Icone Orcid

 

Pedro Paulo Chaves de Souza

Foto pedro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2002), Mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2005) e Doutorado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo/USP (2009), tendo realizado doutorado Sanduíche na Universidade de Umea - Suécia (2008), e Pós-doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2009 - 2013). Atuou como Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, e Docente no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara/UNESP. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Patologia, Biologia Óssea, Bioquímica e Biologia Molecular com ênfase em Biologia Celular e Molecular Oral.

ícone gmail: pedrosouza@ufg.br

ícone lattes

 

Rhewter Nunes

Foto Rhewter

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano (2013). Em 2014, iniciou o curso de mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Goiás e, em 2015, passou pelo processo de progressão de nível de mestrado para doutorado. Em 2019, concluiu o doutorado também em Genética e Melhoramento de Plantas (UFG). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática e Genômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de dados de sequenciamento de alto desempenho (HTS), montagem de genomas, Genômica Comparativa, Evolução Molecular, caracterização de polimorfismos de DNA e Genética e genômica evolutiva de plantas e animais nativos do Brasil.

ícone gmail: rhewter@ufg.br

ícone lattes

Icone Orcid

 

Thiago F. L. V. de Britto Rangel

Foto Thiago Rangel

possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado Em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2005), sob orientação do Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz-Filho, e doutorado em Ecology and Evolutionary Biology pela Universidade de Connecticut (EUA, 2010), sob orientação do Prof. Dr. Robert K. Colwell. Atualmente é Professor Titular-Livre no Departamento de Ecologia (Instituto de Ciências Biológicas - ICB) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Biologia, Ecologia, Estatística e Computação, com ênfase em Macroecologia, Ecologia Geográfica e Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, padrões espaciais em riqueza de espécies, modelagem de distribuição de espécies, estatística espacial, métodos estatísticos computacionais e simulações computacionais.

ícone gmail: thiago.rangel@ufg.br

ícone lattes