Egresso do PGBM Lucas Weba Soares tem trabalho de doutorado avaliado pela Prêmio Nobel em Química Jennifer Doudna.
Lucas obteve o título de mestre no PGBM em 2020 sob orientação da professora Mirelle Garcia Silva-Bailão. Posteriormente, aplicou e foi aprovado para o doutorado pleno nos EUA no Programa CAPES-Yale. Atualmente, Lucas é doutorando do BIological and Biomedical Sciences na Yale University onde é orientado pelo Ronald Breaker (https://breaker.yale.edu/)
Lucas e seu orientador no EUA foram convidados para participarem de um evento científico sobre RNA: RNA World (https://www.colorado.edu/biofrontiers/rna-worlds-conference#day1) .
O poster apresentado por Lucas foi avaliado pela pesquisadora Jennifer Doudna que descreveu o sistema de edição genética CRISPR-Cas.
Declaração do Lucas sobre a experiência: “Está sendo uma honra e orgulho representar o Brasil e o PGBM nos Estados Unidos. Com o auxílio do aprendizado obtido durante o programa de mestrado sobre a orientação da Professora Mirelle Garcia, tive a oportunidade de ingressar no programa de doutorado em microbiologia na Yale University. Atualmente, sob a tutoria do Professor Ronald Breaker, estudo a função de “fósseis moleculares” presentes nos genomas de bactérias. Esses fósseis são primariamente compostos de RNAs, em concordância com a hipótese “RNA world” (mundo de RNA) originada durante o descobrimento dos ácidos nucléicos. Esta hipótese pressupõe que a bilhões de anos, a vida na terra se originou por meio de moléculas de RNA. Com nossos estudos, buscamos não só estar cada vez mais perto de descobrir como a vida na terra se originou, como também descobrir novas formas com as quais a natureza utiliza moléculas tão versáteis como RNAs em diversos processos bioquímicos. Nisso, esperamos oferecer novas ferramentas para o tratamento de doenças e otimização de processos industriais.”