Link Facebook
Link Twitter
Youtube
Whatsapp icon
Poster Lucas Weba Yale

Egresso do PGBM Lucas Weba Soares tem trabalho de doutorado avaliado pela Prêmio Nobel em Química Jennifer Doudna.

Lucas obteve o título de mestre no PGBM em 2020 sob orientação da professora Mirelle Garcia Silva-Bailão. Posteriormente, aplicou e foi aprovado para o doutorado pleno nos EUA no Programa CAPES-Yale. Atualmente, Lucas é doutorando do BIological and Biomedical Sciences na Yale University onde é orientado pelo Ronald Breaker (https://breaker.yale.edu/)

Lucas e seu orientador no EUA foram convidados para participarem de um evento científico sobre RNA: RNA World (https://www.colorado.edu/biofrontiers/rna-worlds-conference#day1) .

O poster apresentado por Lucas foi avaliado pela pesquisadora Jennifer Doudna que descreveu o sistema de edição genética CRISPR-Cas.

Poster Lucas Weba Yale

Declaração do Lucas sobre a experiência: “Está sendo uma honra e orgulho representar o Brasil e o PGBM nos Estados Unidos. Com o auxílio do aprendizado obtido durante o programa de mestrado sobre a orientação da Professora Mirelle Garcia, tive a oportunidade de ingressar no programa de doutorado em microbiologia na Yale University. Atualmente, sob a tutoria do Professor Ronald Breaker, estudo a função de “fósseis moleculares” presentes nos genomas de bactérias. Esses fósseis são primariamente compostos de RNAs, em concordância com a hipótese “RNA world” (mundo de RNA) originada durante o descobrimento dos ácidos nucléicos. Esta hipótese pressupõe que a bilhões de anos, a vida na terra se originou por meio de moléculas de RNA. Com nossos estudos, buscamos não só estar cada vez mais perto de descobrir como a vida na terra se originou, como também descobrir novas formas com as quais a natureza utiliza moléculas tão versáteis como RNAs em diversos processos bioquímicos. Nisso, esperamos oferecer novas ferramentas para o tratamento de doenças e otimização de processos industriais.”