Cuidado e manejo de animais de experimentação

Por CLAYTON LUIZ Em 20/07/17 14:26 Atualizada em 20/07/17 14:26

Carga Horária: 16 horas (1 crédito)

EMENTA: Noções teórico-práticas sobre cuidados e manejo de animais de experimentação, com ênfase em roedores, com objetivo de garantir o bem-estar animal nas pesquisas.

OBJETIVOS

O foco central da disciplina é fornecer aos alunos de pós-graduação informações atualizadas sobrecuidados e manejo de animais de experimentação, com ênfase em roedores, com objetivo de garantir o bem-estar animal nas pesquisas. Fornecer ainda, subsídios aos alunos, embasando-os para a formulação de projetos e para o desenvolvimento de pesquisas pautadas em princípios éticos e legais vigentes a fim de garantir o bem-estar de animais de experimentos.

METODOLOGIA

As atividades desenvolvidas pela disciplina constam de aulas expositivas e seminários com tempo de apresentação de 30 (+/- 5) minutos, discussão de trabalhos científicos, análise crítica das apresentações e avaliação da disciplina por parte dos alunos.

Durante a disciplina será disponibilizado aos alunos assessoria e treinamento para a) levantamento bibliográfico na Internet, b) revisão da literatura de trabalhos científicos, c) treinamento em fundamentos de PowerPoint e Word e, d) treinamento para utilização de projetor de imagem digital para apresentação de seminários.

BIBLIOGRAFIA

Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. Site: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/310553/Conselho_Nacional_de_Controle_de_Experimentacao_Animal___CONCEA.html

RIVERA, E.A.B. Guia para o cuidado e uso de animais de laboratório. 8.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2014, 267p.

ANDRADE, A., PINTO, SC., and OLIVEIRA, RS., orgs. Animais de Laboratório: criação e experimentação [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. 388 p.

Related Files Size Archive Fingerprint
Ementa Cuidado e manejo de animais de experimentação 95 Kb c64f854e7072b3a92cfc072d0d0c6e27