Bioinformática

Por CLAYTON LUIZ Em 27/06/17 16:50 Atualizada em 26/06/19 14:47

Carga horária: 48 horas – 3 créditos

Objetivos: Apresentar aos alunos de forma crítica e atualizada os conceitos de bioinformática e as aplicações de suas ferramentas nas análises genômicas.

Ementa: A disciplina abordará os seguintes tópicos: estratégias de sequencimento de genomas; Controle de qualidade dos dados de sequencimento de ácidos nucléicos; Ferramentas de bioinformática para montagem (“assembly”) dos genomas; Análises de dados de sequenciamento de nova geração; Ferramentas para predição de genes e de sua estrutura; Ferramentas para identificação de microssatélites e de polimorfismos (SNPs) nos genomas; Ferramentas para desenho de oligonucleotídeos (“primers”); Utilização de bancos de dados de sequências de DNA e proteínas; Anotação e análise de similaridade de genes com o BLAST; Análise de dados de expressão gênica com RNAseq.

Bibliografia:

Baxevanis, A.D.; Ouellette, B.F.F. (2001) Bioinformatics – A Practical Guide to the Analysis of Genes and Proteins. 2ª ed. John Wiley & Sons Inc., New York, USA. 470p.

Gibas, C. & Jambeck, P. (2001) Desenvolvendo a Bioinformática. Campus, Rio de Janeiro, RJ. 440p.

Golding, B. & Morton, D. (2000) Elementary Sequence Analysis. Apostila. 164p.

Griffith, A.J.F.; Wessler, S.R.; Lewontin, R.C.; Gelbart, W.M.;Suzuki, D.T.; Miller, J.H. (2006) Introdução à Genética. 8ªed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ. 764p.

Lesk, A.M. (2002) Introduction to Bioinformatics. Oxford University Press, New York, USA. 255p.

Prosdocimi, F.; (2002) Bioinformática: Manual do Usuário. Biotecnologia, Ciência e Desenvolvimento 5(29):12-25.

Speed, T. (2003) Statistical Analysis of Gene Expression Microarray Data. Chapman & Hall, Boca Raton, USA. 218p.

Tuimala, J. & Laine, M.M. (2003) DNA Microrray Data Analysis. CSC - Scientific Computing Ltd., Helsinki, Finlândia. 161p.