Premio CAPES 2023

Prêmio CAPES de Tese – Edição 2023

Aberto o Edital para o prêmio capes de tese:

O Prêmio Capes de Tese – Edição 2023 será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2022, selecionadas em cada uma das quarenta e nove áreas de avaliação reconhecidas pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

As teses, para concorrerem ao Prêmio Capes de Tese, devem, obrigatoriamente, atender aos critérios de elegibilidade descritos no item 1.4 do EDITAL Nº 2/2023.

Com o objetivo de atender as normas exigidas no edital, os discentes interessados devem submeter os documentos listados abaixo até o dia 15 de abril para o email: selecaoppgbm.icb@ufg.br.

• Exemplar completo da Tese selecionada;
  • Declaração assinada pelo autor, concordando com a inscrição de sua tese no
  • prêmio;
  • Mini resumo da tese (até 500 caracteres);
  • Foto (JPEG) do autor da tese em alta resolução (300DPI);
  • Exemplares de artigos e/ou livros aceitos para publicação, ou ainda outros
  • produtos relevantes decorrentes da tese poderão ser considerados pela comissão de
  • julgamento do prêmio.

As teses inscritas serão avaliadas segundo os seguintes critérios:

I - Originalidade do trabalho;

II - Relevância para o desenvolvimento cientifico, tecnológico, cultural e social;

III - Qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese;

IV - Metodologia utilizada;

V - Qualidade da redação; e

VI - Estrutura/organização do texto.

A comissão de avaliação das teses inscritas será divulgada após o término das inscrições.

As teses premiadas pelo Premio de CAPES de Teses: serão contempladas com os seguintes prêmios:

I - passagem aérea e diária para o autor e orientador da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília – DF, desde que as condições orçamentárias da Capes ou sanitárias do país permitam a realização de cerimônia presencial com todos os premiados e seus respectivos orientadores. Serão custeadas passagens somente de trechos que compreendam o território brasileiro;

II - certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese;

III - certificado de premiação e medalha para o autor; I

V - prêmio ao orientador no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais);

V - bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses para o autor da tese;

VI - Serão concedidos os seguintes prêmios adicionais por entidades parceiras:

1. Pela Fundação Carlos Chagas, cobrindo as áreas de Educação e de Ensino, um prêmio para o(a) autor(a) da tese vencedora no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) em cada uma das duas áreas, e quatro prêmios na categoria Menção Honrosa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada, sendo duas premiações de Menção Honrosa em cada uma das duas áreas;

1. Pela Dimensions Sciences, um prêmio para a autora de tese da área de Biotecnologia, cujo trabalho tenha relação com a temática de inovação e empreendedorismo, se houver, mediante depósito bancário realizado em conta corrente diretamente à premiada pela Dimensions Sciences, no valor de USD 2.000,00 (dois mil dólares americanos).