Weby shortcut
Logo PGBM
Marca da Universidade Federal de Goiás
Link Facebook
Link Twitter
Youtube

Sobre

Atualizado em 30/08/16 16:46.

 Logotipo Rede Centro Oeste

 

     A formação dessa rede intitulada: Patogenias e Fungos de Interesse Biotecnológico: Uma Abordagem Multidisciplinar é manter a colaboração, já estabelecida, entre grupos de pesquisa consolidados e em consolidação, compostos por pesquisadores com formação e competência nas áreas de Biologia Molecular, Bioquímica, Microbiologia, Genética, Biofísica, Bioinformática, Química e Farmacognosia em um projeto integrado de pesquisa. A Rede visa também integrar grupos emergentes de pesquisa da região Centro-Oeste, em um projeto integrado de pesquisa. Os projetos a serem desenvolvidos pela Rede visam o desenvolvimento científico, com centro em questões de relevância científica e com potencial de aplicação na solução de problemas de importância econômica e social.

 

    A rede foca os seus estudos na bioprospecção de alvos em patógenos humanos com o objetivo de caracterizar novos candidatos para desenvolvimento de terapias antimicrobianas e em moléculas de origem natural ou sintética que possam inibir interações entre proteínas de patógenos  e o crescimento de células tumorais.  O racional reside na identificação de alvos de drogas e de seus inibidores. Os alvos de drogas, fatores de virulência, serão identificados por meio de bioprospecção em patógenos, portanto, da natureza do Centro-Oeste. Pretende-se ainda purificar e caracterizar bioquimicamente as enzimas derivadas de fungos filamentosos e utilizá-las em diferentes processos biotecnológicos, como na indústria têxtil e de papel e celulose e no controle de microrganismos patogênicos. Vários pesquisadores que compõem a Rede de Pesquisa em proposição, já interagem formalmente na Rede de Pesquisa:  Bioprospecção de alvos em patógenos humanos e de novos produtos biotecnológicos com foco na fauna e flora do cerrado,. Edital PRO-CENTRO-OESTE Nº031/2010. 

 

 

Os seguintes objetivos destacam-se para a formação da rede de pesquisa:

 

1-Fortalecer integrações já existentes entre componentes da rede. Como ressaltado nos projetos de pesquisa as interações entre os proponentes dos projetos tem resultado em várias publicações conjuntas, incluindo trabalhos em fase de escrita e em preparação. Ressalte-se o depósito de patente (Patente n° 221005214888).

 

2-Ampliar os mecanismos, já executados de integração dos membros e estudantes da rede, assim como estabelecer novos mecanismos de integração.

 

3-Promover e ampliar a integração dos programas de pós graduação da região Centro-Oeste, consolidados ou não. Um dos objetivos é capacitar recursos humanos nas áreas de Biologia Molecular, Bioquímica, Microbiologia, Bioinformática por meio de orientações nos níveis de graduação (IC), pós graduação (mestrado e doutorado), com participação de pesquisadores e pós doutores que compõem a rede. 

 

 

 

Apoio Financeiro:

                             CNPq logo      CAPES    MCTI  

Listar Todas Voltar